quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Não citarás Sá Carneiro em vão!



Sempre que um candidato, do PSD, precisa de se legitimar recorre a Sá Carneiro.
Não acreditam? Leiam Guilherme Almeida que no meio de um discurso, povoado por lugares comuns, generalidades e ideias abstractas, tão típicos nos discursos de apresentação, lá vai ao citador e puxa por um Sá Carneirismo de bolso. Estas citações são problemáticas porquê? Pergunta o amigo leitor.
Estas citações preocupam porque, simplesmente, não colam, o discurso apresentado, à realidade política dos autores ou à ideologia actual do próprio partido. Significando isto que: Ou o corpo da obra política de Sá Carneiro não é conhecido ou é usado sem critério. 
O certo é que, passados 31 anos sobre a morte de Sá Carneiro, alguns políticos não perceberam a sua mensagem. O discurso de Sá Carneiro, fruto da época e do seu intelecto, é essencialmente ideológico. Mesmo nas questões mais triviais impera uma visão ideológica. Existe um fosso, tanto ideológico como de preocupações e motivações, que separa o PSD de então relativamente ao de hoje. Não menos importante, os fundadores do PSD tinham carreiras profissionais, bem sucedidas, que asseguravam o seu prestígio. Esse era o exemplo moral, da geração, de Sá Carneiro!
Ainda hoje, dentro do PSD, muitos militantes poderiam aprender com Sá Carneiro.

O primeiro mandamento seria: Não citarás Sá Carneiro em vão.

5 comentários:

  1. Mais uma vez ... Sá Carneiro às voltas na campa !
    Ouvi dizer que uma certa Junta de Freguesia da nossa querida Cidade, perto de um famoso Hospital de Especialidade, por estes dias é pior do que a Santa Casa da Misericórdia, é um corropio, basta chegar e apresentar as cotas em atraso, eles pagam ! Vou-me rir quando as oposições da mesma montarem cerco e pedirem explicações para um funcionamento da mesma fora de horas e para tais fins, pelo menos na CMV é só durante a semana e em horário laboral ! Espero que os elementos dessa Junta e Assembleia de Freguesia não sejam coniventes com tal falta de respeito para com os seus habitantes, sim, porque aquele espaço é deles, não do partido do seu Presidente e para tais fins! É manifestamente um abuso de poder e aproveitamento/utilização de um espaço público, neste caso dos seus habitantes, tenham vergonha, Sá Carneiro teria de certeza !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso as informações, com que o caro anónimo avança, sejam verdadeiras estamos perante factos graves e à margem da lei.
      A oposição deve estar atenta, bem como as outras candidaturas partidárias e média locais!!

      Eliminar
  2. Caro Miguel, o corajoso cuco também deixou este ovo no VSB. Ao invés de discutirem ideias entrámos nesta onda de "foi ele que disse" e "é o outro que faz"... habitue-se (mas não se acomode!)! Eu que ando nisto há mais tempo já estou vacinado deste grau zero da politica local.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acomodar não o farei. Positivo seria uma discussão séria, frontal e sem anonimatos! Quem vier por bem será bem recebido.

      Eliminar

Exceptuando casos de linguagem imprópria, todos os comentários serão aceites.