domingo, 22 de janeiro de 2012

Porque hoje é Domingo






















Viseu, meio da tarde de Domingo, remexo nos livros e dou de caras com P. G. Wodehouse.
E o meu amigo, desse lado do PC, encolhe o nariz e pensa... Quem é Wodehouse? Porque devo ler Wodehouse?
Bem, Wodehouse é só um dos grandes génios (não é "génio" como o filho ranhoso da sua vizinha, é génio mesmo, pode acreditar.) da literatura inglesa. Acha pouco?
Posso adiantar, que é comparado a Shakespeare em termos de domínio da língua, bem como a Dickens pela capacidade de criação de personagens, nos seus textos dá uso ao seu humor para criticar os costumes da Inglaterra do Séc XX.
Já está curioso? Quer saber mais ? Boa... então, vamos com calma!
Em portugal foram recentemente (2007 ainda é recente, certo?) editados, pela Cotiva, através da colecção Os Livros Da Raposa, "O código dos Wooster" e "Época de acasalamento". Estes dois livros, contam as aventuras de Bertie Wooster, um cavalheiro de classe alta com bom coração, propenso para arranjar problemas, sempre acompanhado do seu mordomo Jeeves um "cavalheiro de cavalheiros", educado e inteligente. As histórias ocorrem num mundo louco de "tias de nariz empinado", "primos estouvados", rapazes sem maneiras e raparigas inteligentes.
Se tiver tempo vale a pena ler, seria interessante se este autor fosse mais traduzido. Numa época de crise, o humor "culto" é um bem essencial.

ps: Procure bem, apenas foram impressos 2000 exemplares na primeira edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Exceptuando casos de linguagem imprópria, todos os comentários serão aceites.